segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Espécies: Guepardo (Chita)

Chita observa o horizonte, foto por Morskel E.
Categoria: Felídeo

O Guepardo ou Chita (Acinonyx Jubatos) é um Felino africano que também é considerado o Lobo-Tigre e Onça-Africana. Os Guepardos são os animais terrestres mais rápidos do mundo, atingindo em três segundos 98 k/h e podendo atingir até 110 k/h. Este Felino é o único Acinononyx que restou, tendo uma variação chamada Rei Chita (King Chita) que é uma mutação de Guepardo e que tem pinta bem maiores que as Chitas normais. Chitas são predadoras que comem Gazelas, Antílopes, Zebras, Impalas, Gnus, Lebres e até pássaros.

As fêmeas de Guepardo podem se acasalar com dois ou três machos para, assim, conseguir distribuir um DNA mais variado. A população desses Felídeos é de, aproximadamente, 12.000 animais. Machos são muito sociáveis e acabam formando grupos quando jovens de até cinco membros. Os machos acabam adotando filhotes perdidos ou órfãos que encontram pelo caminho, o que é estranho pois Guepardos (como a maioria dos Felinos) matam filhotes sozinhos.
Macho e filhotes, autor desconhecido.
O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdómen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pelo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajeto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm.

Guepardos acabam se comunicando com Pios, "Gagueira", Rosnado e Ronrono. Filhotes apenas rosnam e dão piados. Os Guepardos tem grande valiosidade em preço, por isso, Guepardos Asiáticos estão quase que extintos por causa da caça para obter sua pele. Chitas são tímidas e tranquilas, não como outros Grandes Felinos. No Egito antigo, Chitas eram utilizadas como animais de estimação (Pets).

Nenhum comentário:

Postar um comentário