sábado, 14 de dezembro de 2013

Espécies: Chimpanzé

Chimpanzé macho descansando, autor desconhecido.
Categoria: Hominidae

O Chimpanzé-comum (Pan Troglodytes), também reconhecido como chimpanzé robusto, é um Primata africano parente próximo de Humanos. O Chimpanzé-comum por pelos pretos, mas possui um rosto, dedos, pés, palmas da mão e solas dos pés desprovidos de pelos. Ele é considerado mais robusto que o bonobo, pesando entre 40 e 65 kg e medindo cerca de 1,3 a 1,6 m de altura. Têm um período de gestação de 8 meses, muito semelhante à dos humanos que é de 9 meses.

O bebê é desmamado quando chega aos três anos de idade, mas mantém uma relação estreita com a sua mãe por mais alguns anos, atingindo a puberdade entre os 8 e 10 anos. Os Chimpanzés-comuns vivem em média 50 anos em cativeiro.
Bebê Chimpanzé, foto por Emmanuel Keller.
O Chimpanzé esta listado na Lista Vermelha da IUCN como uma das várias espécies em perigo de extinção. Humanos e Chimpanzés não se dão muito bem, no Congo muitas pessoas acabam caçando este animal e vendendo seus corpos no Mercado Negro Africano. Chimpanzés também são capturados ilegalmente para serem levados em circos, aonde já é ilegal obter animais para shows.

Assim como nós, estes primatas são onívoros. Comem desde plantas á carne. Machos se juntam para, normalmente, caçar pequenos mamíferos e até outros Primatas. Comem bananas, talos, folhas, cascas e outras frutas. Também são vistos comendo nozes.

Algumas informações retiradas da Wikipédia, link aqui: Chimpanzé-Comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário