Urso Polar curioso com a câmera, foto por siesie |
O Urso Polar (Ursus Maritimus) é a maior espécie de Urso no mundo, e, como seu nome já diz, vive nas regiões polares. Também é o maior carnívoro terrestre conhecido atualmente, mesmo assim temos o Urso Kodiak que pode ser maior do que ele em alguns casos raros quando se trata de machos. Apesar de parecer muito com o Urso Pardo, o Urso Polar não é como seu primo e tem várias adaptações para sua vida no gelo. Seu pelo é bem maior que do resto dos Ursos, tendo esta pelagem para conseguir nadar nas águas congelantes do Ártico para que consiga caçar Focas, Leões Marinhos e Peixes.
O Urso Polar tem dismorfismo sexual, sendo assim, os machos são maiores que as fêmeas e são mais agressivos que as mesmas. As fêmeas apenas se acasalam e logo depois deixam os machos irem, criando os filhotes sozinhas. Uma fêmea tem entre um á três filhotes, mas o mais normal é se ver dois filhotes. A mãe cuida de suas crias até seus três anos e logo depois os deixa, indo embora no meio da noite.
Urso Polar não parecendo muito feliz com algo. Autor desconhecido |
Estes Animais podem ser extintos em 20 anos, pois seu habitat sofre grandes mudanças causadas pela poluição. O principal perigo causado pela mudança climática é a desnutrição e inanição devido à perda do habitat. Os Ursos-Polares caçam focas nas plataformas de gelo, e a elevação das temperaturas podem fazer com que o gelo do mar derreta mais cedo a cada ano, levando os Ursos para a costa antes de terem constituido reservas de gordura suficientes para sobreviver ao período de carência alimentar no final do Verão e início do Outono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário