Da onde vêm essa grande conexão dos lobos com a lua? A culpa é dos antepassados gregos dos humanos. Muitas civilizações antigas acabam retrocedendo para o período Neolítico e associam lobos a lua como os antigos gregos. A deusa grega da lua tinha a companhia de cães e como todos sabem, lobos são parentes extremamente próximos dos cães. A cultura nórdica tem uma história que demostra um casal de lobos, um preto (macho, que simboliza a lua) e um branco (fêmea, que simboliza o sol), os dois perseguem a lua e o sol e com isso eles traziam o dia e a noite. As antigas tribos americanas Seneca acreditavam que os lobos “cantavam” a lua porque adoravam a sua existência.
Os lobos habitam todos os continentes, exceto a América do Sul e a Antártida. Por está razão nós humanos temos muito dos lobos em nossas culturas e nós o associamos a escuridão e a lua, o que nos fez acreditar que ele amava a lua e uivava para ela.
E, como nós humanos berramos, sussurramos, falamos, cantamos e gritamos, os lobos uivam para se comunicar um com os outros. Uivar não é á única forma de comunicação do lobo, latir, ganir e rosnar também são outras formas de comunicação estabelecidas entre os lobos e também entre os cães.
Os latidos entre os lobos são avisos defensivos ou ofensivos entre os lobos. Rosnados com baixa frequência significam dominância, já em ocasiões mais calmas os ganidos são utilizados como forma de indicação de submissão. Lobos podem ganir também para se comunicar amigavelmente com outro lobo, ou os pais e filhotes podem se falar delicadamente.
Desenho de um lobo uivando na neve, autor desconhecido |
Como você pode ver, os lobos na verdade não uivam exatamente para lua. Eles apenas uivam para se comunicar e acabam uivando mais de noite o que faz parecer que eles estão uivando a lua. Então lobos uivando para lua é na verdade um MITO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário