domingo, 29 de dezembro de 2013

Espécies: Leopardo Africano

Casal de Leopardos Africanos acasalando, foto por Emmanuel Keller
Categoria: Felídeo

O Leopardo Africano (Panthera Pardus Pardus) é um Felino que, como seu nome já diz, vive na África. Normalmente é solitário e tímido, por isso fotógrafos quase nunca tiram fotos deste Animal na vida selvagem. Junto ao Leão, o Tigre e a Onça, o Leopardo Africano é um dos Quatro Grande Felinos Selvagens do mundo. Mesmo assim, o Leopardo é menor que a Onça Pintada, mas é igualmente (e até mais feroz) que ela.

Vendo o Leopardo Africano (qualquer um aliais) pode se dizer que é um Animal muito igual á Onça Pintada encontrada na America do Sul. Mas muitas pessoas estão erradas em relação a isso. Como já disse a Onça é maior do que este Felino africano, a outra diferença é o padrão das pintas. Enquanto a Onça tem rosetas, o Leopardo (qualquer espécie) tem pequenas pintas pelo corpo. Ao contrário da Onça, Leopardos tem caldas grande para ajudar eles a manterem equilíbrio enquanto estão em árvores. Escalar árvores é um costume normal para esses Felinos, normalmente levam suas presas para árvore e as comem lá em cima.
Leopardo em seu ambiente natural, autor desconhecido
Vivem muito tempo, chegando á 20 anos ou até 26. As mães Leopardas tem o costume de proteger bravamente seus filhotes de todos tipo de inimigo. Quando a mãe caça, os filhotes a observam para aprender novas técnicas e usam em seus irmão ao meio de brincadeiras em seu dia-a-dia. Leopardos Africanos caçam Gnus, Impalas, Babuínos e Gazelas. Não se dão bem com Leões e Hienas. Normalmente evitam humanos e aldeias para não terem que brigar.

Leopardos são ameaçados de extinção por causa de sua linda pele. O humano faz roupas, tapetes e até sapatos com ela. Muitas lojas optam na coisa certa, apenas imitar esse lindo padrão de pele que o Leopardo e a Onça ostentam em seu corpo. Estimasse que daqui 10 anos, aja apenas 600 Leopardos Africanos no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário