quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ABC Equino: Puro Sangue Inglês

Um Puro Sangue Inglês (PSI), montagem por Rage
O puro-sangue inglês (PSI. Em inglês thoroughbred) é uma raça de cavalos selecionada por cruzamentos para a prática de competições esportivas. Sua principal utilização devido sua enorme velocidade e resistência é a corrida. O PSI é um animal muito completo, e por isso participa de diversas competições, como hipismo. Sua característica como excelente melhorador, faz com que seu sangue faça parte na formação de novas raças, e no aprimoramento de outras.

O puro-sangue inglês foi desenvolvido durante os séculos XVII e XVIII na Inglaterra, pelo cruzamento de éguas locais ou não (em inglês) com garanhões árabes e berberes, muitas vezes trazidos das campanhas militares na Ásia. A necessidade da melhora do desempenho em pistas dos animais existentes nas ilhas britânicas derivou do gosto popular crescente pelas competições, originalmente restritas às propriedades rurais para distração dos landlords (senhores de terras).
Um lindo PSI, autor desconhecido.
A origem e características de cada animal thoroughbred são registradas por organismos denominados Stud Book. O primeiro Stud Book foi criado na Inglaterra em 1793. Os thoroughbreds tem, para fins de inscrição em corridas (enturmação), suas datas de mudança de idade convencionadas: os nascidos no hemisfério norte, cumprem anos em 1 de janeiro; os nascidos no hemisfério sul o fazem em 1 de julho. Foi descoberto o gene associado a uma mutação da miostatina, presente em famílias de cavalos muito velozes.

O australiano Bruce Lowe, em 1895, teve sua obra “Breeding Racehorses by the Figures System” postumamente publicada, na qual estuda famílias maternas existentes à época. Cada família materna é composta pelos descendentes de uma mesma égua base. Classifica e numera as famílias de acordo com o número de vitórias de seus descendentes nas provas clássicas do turfe inglês reservadas aos 3 anos: como Derby Stakes, Oaks Stakes, e Saint Leger. As famílias de nº 1 até a de nº 15 comportavam 70 % dos vencedores destas provas. Observou que umas famílias poderiam gerar bons vencedores e bons reprodutores e outras famílias poderiam gerar animais sem virtudes (chamadas outsiders) .

Mais tarde, pelo estudo do General Stud Book, o número de famílias inglesas foi expandido por outros autores. E criaram-se as famílias norteamericana, australiana-neozelandeza (chamada colonial), argentina, polonesa. Também surgiram as famílias half-bred, com éguas base de meio sangue, e de outras origens. Com o passar do tempo, as famílias inglesas tornaram-se muito grandes e foram subdivididas tomando por base éguas mais recentes com letras minúsculas (1a, 1b, 2a, etc...). As famílias norte-americanas são grafadas como A1, etc...as coloniais C1, etc.., as argentinas Ar1, etc., as half-bred B1, etc.

Informações retiradas da Wikipédia, caso queira ver o link está aqui: PSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário